Stucco Veneziano

O Stucco Veneziano


O Stucco Veneziano de ECCELLENZE ITALIANE é a revisão contemporânea do estuque maleável e resistente criado pela antiga tradição greco-romana e depois redescoberto e aperfeiçoado na Veneza renascentista.
Palácios luminosos e monumentais ganhavam vida na ilha graças à possibilidade de obter superfícies refletoras e brancas como se fossem de pedra verdadeira.

As extraordinárias propriedades estéticas e a surpreendente resistência à abrasão e aos agentes atmosféricos conservaram o Stucco Veneziano até os nossos dias, permitindo-nos apreciar as maravilhosas obras de grandes arquitetos da época e dando-nos a possibilidade de aprender com a sabedoria da sua tradição de construção.
O marmorino branco, que há cinco séculos se reflete nos canais de Veneza, é a base da atual evolução do material que através da pesquisa tecnológica teve sua funcionalidade e variedades estéticas aumentadas, de acordo com o gosto e sensibilidade modernos.


O Stucco Veneziano de ECCELLENZE ITALIANE é uma preciosa e original oportunidade técnica e expressiva, a serviço exclusivo da criatividade de designers, arquitetos e decoradores.

As suas características


O Stucco Veneziano de ECCELLENZE ITALIANE, apesar de manter a tradição, é um produto inovador, moderno e de alta resistência mecânica. Um material adequado para as necessidades cada vez mais exigentes da arquitetura contemporânea, voltadas para destacar o valor estético das superfícies, preferindo soluções de longa duração e escassa manutenção.
A cal, base do Stucco Veneziano,  dá causticidade e respirabilidade garantindo aos ambientes onde é aplicada salubridade e proteção contra a formação de mofos. Consequentemente, obtém-se um acabamento particularmente adequado para ambientes úmidos, como banheiros, piscinas e saunas.
A combinação natural dos materiais que a constituem, com o apoio, se necessário, de pequenas quantidades de aditivos a base de água, torna-na primeiramente um produto ecologicamente correto e também permite o seu uso mesmo em situações em que se requer elevada resistência mecânica e física.
Graças às suas características técnicas e de desempenho, o Stucco Veneziano é um acabamento refinado particularmente conveniente. Sua durabilidade e resistência mecânica garantem uma elevada luminosidade das cores, sem necessidade de retoques sucessivos.

 

 

A origem exclusiva


O Stucco Veneziano no mundo é produzido quase que exclusivamente no nordeste da Itália.

Seu sucesso é baseado em uma evolução técnica que dura desde a sua descoberta, em Veneza, mais de cinco séculos atrás, encontrando na concentração da produção nesta área terreno fértil para a experimentação e transmissão de conhecimento.
Como mencionado acima, a cal, base do Stucco Veneziano, é obtida a partir da pedra calcária dolomítica. Em particular, com o objetivo de poder usufruir de um produto de alta pureza utilizam-se os cascalhos dos rios, que, por causa do rolar e desgaste devido à água, perdem as impurezas da superfície.
A adição a esta cal puríssima de agregados de mármore de diferente gramatura e cor permite obter marmorinos dos mais variados efeitos estéticos.
Pós de metais, fragmentos de terracota ou de madrepérola são apenas alguns dos novos acabamentos resultantes da pesquisa sobre o produto que permite a Stucco Veneziano apresentar uma gama praticamente infinita de efeitos.